O “Conecta MP” chegou à 7ª edição com visitas a 17 Promotorias de Justiça da Região do Cariri. Entre segunda (04/08) e esta sexta-feira (08/08), o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, acompanhado de integrantes da Administração Superior e de secretários da área-meio, ouviu demandas e sugestões do público interno e fez um balanço das ações que vêm sendo desenvolvidas no Ministério Público do Ceará, destacando as ferramentas tecnológicas disponíveis e o atendimento descentralizado da Procuradoria Geral de Justiça.
“Essa aproximação com os membros e servidores do interior do Estado tem sido muito importante para que possamos conhecer melhor a realidade de cada promotoria. Assim, temos sido proativos ao identificar necessidades que precisam de atenção imediata e conseguido decidir da melhor forma quando chegam os pedidos”, frisou o pgj, que anunciou que as fiscalizações do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) passarão a ocorrer de forma mais descentralizada, aumentando o alcance do órgão em todo o Estado.
O trabalho do Grupo de Apoio à Produtividade (Gapro) foi apresentado pelo coordenador do órgão, promotor de Justiça Klecyus Weyne. Ele destacou a atuação descentralizada do Gapro, que dá suporte às promotorias de Justiça da capital e do interior do Estado no cumprimento das metas estratégicas estabelecidas pela Administração Superior. Já o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), promotor de Justiça Daniel Lira, apresentou a funcionalidade da OlimpIA, assistente virtual do MP, que auxilia membros nos processos que envolvem a área.
Oficina Smart
O assessor para a Transformação Digital do MP, Dilthey Forte, ministrou a Oficina “Smart MP – Destrave a IA para o seu dia a dia”. Foram apresentadas inovações tecnológicas desenvolvidas pelo MP do Ceará para aumentar a produtividade da instituição. É o caso, por exemplo, da assistente virtual OlimpIA, do conversor de arquivos de áudio, do transcritor de reuniões e do Copilot, disponíveis no Portal de Serviços Digitais e no Office365.
Visitas
Durante a semana, a comitiva do MP esteve nas comarcas de Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Ipaumirim, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha e Nova Olinda. O pgj conversou com membros e servidores e entregou o Termo de Vitaliciamento a cinco promotores de Justiça que não puderam comparecer à solenidade no dia 16 de maio deste ano. Receberam o documento os promotores de Justiça Ariel Alves (Nova Olinda), Bruno Guerra (Crato), Edimar Mendes (Brejo Santo) Murilo Callou (Barbalha) e Ramon Cavalcante (Brejo Santo). As Promotorias de Justiça também receberam caixas coletoras para depósito de folhas de papel que seriam descartadas e que passarão a ser encaminhadas para a reciclagem. A iniciativa é do Programa MPCE +Sustentável, que visa incentivar a coleta seletiva.
Durante as visitas, foi entregue também a nova identidade funcional de servidores, residentes e estagiários. A renovação do documento busca valorizar e celebrar a trajetória dos que contribuem com o trabalho diário do Ministério Público.
Participaram da 7ª edição do “Conecta MP” as subprocuradoras-gerais de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; e de Administração, Juliana Cronemberger; o secretário regional sul, promotor de Justiça Flávio Côrte; e os secretários Edson Donato (Administração), Ana Sudário (Gestão de Pessoas) e Evelise Braga (Tecnologia da Informação).
Depoimentos
O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brejo Santo, promotor de Justiça Ramon Cavalcante, pontuou que a descentralização administrativa, já em andamento na Região do Cariri com a Secretaria Regional Sul, contribuiu para um maior diálogo dos promotores locais com a Procuradoria Geral de Justiça. “O atendimento, desde o assunto mais simples ao mais complexo, é sempre feito de uma forma muito gentil e solícita”, acrescentou.
O técnico ministerial da 4ª Promotoria de Justiça de Crato, Hugo Sanches, elogiou o espaço dado pela Administração Superior para ouvir as demandas do público interno. “É muito positivo ver que os nossos pedidos estão sendo atendidos”, disse.
Assessora jurídica da Promotoria de Justiça de Mauriti, Nara Mangueira ressaltou que a atenção dada pela atual gestão ao interior do Estado tem contribuído para aumentar a sensação de pertencimento à instituição. Ela ainda destacou o reforço na segurança na sala reservada ao MP no Fórum do município. “Isso dá tanta tranquilidade tanto para nós quanto para a população que procura atendimento”, acrescentou.