Cinco iniciativas do MP do Ceará conquistaram o Prêmio CNMP 2025 nesta quarta-feira (10/09). A 13ª edição da comenda ocorreu no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília, e contou com a participação do procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, e de membros diretamente envolvidos nos projetos. Um total de 54 iniciativas foram selecionadas para a etapa final do prêmio que, em 2025, teve como tema “Reconhecer o Agora, Inspirar o Amanhã”. A cerimônia celebrou também os 20 anos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A premiação reconhece e valoriza projetos alinhados ao Planejamento Estratégico Nacional e às diretrizes institucionais do Ministério Público brasileiro. Do MP do Ceará, foram premiadas as iniciativas Robô de Verificação de Candidatura Eleitoral (1º lugar na categoria Atuação Finalística VII – Investigações Cíveis e Criminais); Análise Inteligente das Contas Públicas Municipais (1º lugar na categoria Atuação Finalística VIII – Governança e Fiscalização Pública); Nuavv Digital – Atendimento às Vítimas de Violência (3º lugar na categoria Atuação Finalística IX – Cidadania e Direitos Humanos); Ouvidoria na Praça (3º lugar na categoria Atuação Finalística X – Excelência em Ouvidoria); e Pequenos Passos (3º lugar na categoria especial I – Primeira Infância).
“Estamos muito felizes com o reconhecimento nacional dessas iniciativas do MP do Ceará. Cada projeto premiado é resultado de um esforço institucional e pessoal que envolve membros, servidores e demais colaboradores das unidades e setores. E tenho a convicção de que as ideias inovadoras premiadas pelo CNMP impactam diretamente na eficiência e na efetividade do trabalho que prestamos à sociedade”, disse o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho.
Além do pgj, estiveram presentes a subprocuradora-geral de Justiça de Administração, Juliana Cronemberger; as procuradoras de Justiça Joseana França, coordenadora do Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv), e Loraine Jacob Molina, ouvidora-geral do MPCE; e os promotores de Justiça Hugo Mendonça, coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc); Sandra Viana, coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel); Silderlandio Nascimento, que acompanhou a execução do projeto Análise Inteligente das Contas Públicas Municipais; e Denise Boudoux.
Premiação
O Prêmio CNMP, realizado anualmente, é uma das principais estratégias de incentivo à inovação, à melhoria da gestão e à difusão de boas práticas no âmbito do Ministério Público. A edição de 2025 manteve o propósito de reconhecer iniciativas que contribuem para a eficiência, transparência, integração e fortalecimento institucional do MP em todo o país. O prêmio é voltado a membros e servidores dos ramos e unidades do MP. Os trabalhos vencedores foram selecionados entre 90 semifinalistas, que integraram uma lista de 772 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro habilitadas a concorrer à premiação.
Conheça aqui as iniciativas premiadas:
Robô de Verificação de Candidatura Eleitoral: A solução automatiza a identificação de registros de candidaturas eleitorais e o cruzamento das informações com dados do TCE e TCU, ampliando o controle e a prevenção de candidaturas irregulares.
Análise Inteligente das Contas Públicas Municipais: A iniciativa viabiliza a coleta, o cruzamento e a análise de dados das contas bancárias dos municípios cearenses, com o objetivo de identificar irregularidades e ilícitos, aprimorando as atividades de investigação.
Nuavv Digital – Atendimento às Vítimas de Violência: Portal de Atendimento que, por meio de fluxo automatizado, promove o acolhimento adequado das vítimas de violência e a adoção das providências necessárias, além de disponibilizar dados estatísticos para subsidiar ações institucionais.
Ouvidoria na Praça: A iniciativa disponibiliza estrutura itinerante em praças públicas para oferecer atendimento e diversos serviços à população, contribuindo para saúde, assistência social e cidadania da sociedade cearense.
Pequenos Passos: A iniciativa promove o mapeamento e a gestão informatizada e transparente da demanda por vagas em creches, contribuindo para o cumprimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação.
Com informações e foto do CNMP.