Nesta segunda-feira (29/09), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) celebraram parceria para a realização do projeto Reviver com o MP. A iniciativa tem como objetivo promover a reintegração social de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, por meio da arte e do diálogo. Participaram o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho; o idealizador do projeto, promotor de Justiça Sérgio Louchard; e o superintendente da Seas, Roberto Bassan Peixoto, acompanhado de sua equipe.
O pgj Haley Carvalho destacou a importância da nova fase do projeto, que já passou por uma etapa piloto e agora será ampliado. “Esta iniciativa continuará inspirando jovens por meio da arte e promovendo reflexões sobre suas trajetórias e formas de expressão. Trabalhamos junto a um público que demanda atenção e temos tido uma atuação comprometida com a transformação social, o desenvolvimento pessoal e a cidadania”, afirmou.
O superintendente da Seas, Roberto Bassan Peixoto, ressaltou o impacto positivo da ação: “Entender que esses jovens podem ser mais do que o ato infracional que cometeram é fundamental. Quero agradecer ao Ministério Público, que tem sido incansável não apenas na fiscalização, mas também nas parcerias. Este projeto representa um olhar mais humano e cuidadoso com esses adolescentes”, destacou.
O projeto busca despertar nos jovens a esperança de uma vida melhor. “Queremos que eles pensem: Eu posso fazer diferente, eu posso dar orgulho para a minha família. Queremos despertar neles esses sentimentos, além de mostrarmos à sociedade que os Centros Socioeducativos também devem ser espaços de acolhimento, onde os jovens se sintam ouvidos e valorizados”, enfatizou o promotor de Justiça Sérgio Louchard.
O Reviver com o MP prevê visitas aos Centros Socioeducativos, com a realização de atividades artísticas e rodas de diálogo que estimulem reflexões sobre escolhas pessoais, reintegração social e desenvolvimento humano. Com a formalização da parceria, o lançamento oficial do projeto está previsto para outubro. Na sequência, as ações seguirão nos centros socioeducativos, com foco na realização de oficinas artísticas e no acompanhamento do progresso dos jovens, a partir de uma abordagem transformadora e efetiva.