Os promotores de Justiça promovidos e removidos na 11ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Ceará entraram em exercício, nesta segunda-feira (20/10). A cerimônia foi realizada no Plenário dos Órgãos Colegiados, em Fortaleza, com a presença do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho. Os 18 membros vão atuar em Promotorias de Justiça de entrância Inicial e Intermediária localizadas nos municípios de Acopiara, Aiuaba, Barro, Crateús, Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Maranguape, Mombaça, Nova Russas, Pacatuba, Paraipaba, São Benedito, Solonópole, Umirim e Uruburetama.
O pgj Haley Carvalho enalteceu a trajetória dos membros promovidos e removidos e reconheceu a dedicação dos promotores de Justiça. “Hoje é um dia daqueles que nos marcam profundamente, momento em que nos reunimos para celebrar o compromisso de cada um de vocês com a justiça e com a sociedade. As promoções e remoções da nossa instituição são verdadeiros marcos de vida, de conquistas, abdicações, despedidas, saudades, mas, sobretudo, de muita alegria e esperança. São o início de um novo caminho, tempo de mudança, e reconhecimento pela entrega, competência e coragem de vocês, promotoras e promotores de justiça”, declarou.
Discursando em nome dos membros promovidos e removidos, a promotora de Justiça Águeda Fabiana disse que o momento representa o reconhecimento do trabalho e uma renovação do compromisso institucional. “Quando falamos do Ministério Público brasileiro, precisamos compreender a natureza absolutamente singular. Não somos poder, mas somos essenciais à função jurisdicional do Estado. Não julgamos, mas provocamos a jurisdição. Somos absolutamente independentes, mas profundamente conectados à sociedade. Essa configuração dá uma absoluta responsabilidade e uma extraordinária liberdade de agir. Temos uma força incrível que é a transformação social”, afirmou.
A mesa solene também contou com a presença da corregedora-geral do MP do Ceará, procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa; da ouvidora-geral do MP do Ceará, procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina; da subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; da subprocuradora-geral de Justiça de Administração, Juliana Cronemberger; e da presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotora de Justiça Ana Vládia Gadelha Mota. Também prestigiaram a solenidade familiares e colegas dos promovidos e removidos.
Confira a relação dos membros que entraram em exercício:
- Águeda Fabiana de Almeida Valença – promovida para a 1ª Promotoria de Justiça de Nova Russas
- Alex Bruno Pinto Mattos – promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de São Benedito
- Ana Luiza Braun Ary – removida para a Promotoria de Justiça de Paraipaba
- André César Mariano da Silva – promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Guaraciaba do Norte
- Aníbal Ferreira Cardoso – removido para a 2ª Promotoria de Justiça de Eusébio
- Camila Frota Furlan – promovida para a 2ª Promotoria de Justiça de Horizonte
- Francisco Jardelino Nascimento de Azevedo – promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Mombaça
- Geisyane Barbosa do Prado – removida para a Promotoria de Justiça de Aiuaba
- Guilherme Miranda Maia – promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Acopiara
- Igor Caldas Baraúna Rego – removido para a 2ª Promotoria de Justiça de Maranguape
- Jailton Felipe da Silva – promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Granja
- Joana Nogueira Bezerra – promovida para a 1ª Promotoria de Justiça de Uruburetama
- Leonardo Levi de Moura Moura – removido para a 2ª Promotoria de Justiça de Solonópole
- Leonardo Simões Alves Costa – removido para a Promotoria de Justiça de Barro
- Luiz Eduardo Mendes – removido para a Promotoria de Justiça de Umirim
- Paulo Figueiredo Fonseca Lima – removido para 4ª Promotoria de Justiça de Crateús
- Rafael Gomes de Lima – promovido para a 2ª Promotoria de Justiça de Acopiara
- Rodrigo Lima Paul – promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Pacatuba