Representantes do Movimento Mães do Curió e da Anistia Internacional são recebidos pelo procurador-geral de Justiça


O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, recebeu na manhã desta terça-feira (18/04) representantes do Movimento Mães do Curió e da Anistia Internacional. O encontro objetivou somar forças para o julgamento do caso de homicídios em série que ficou conhecido como Chacina do Curió, ocorrido em novembro de 2015, quando 11 pessoas foram assassinadas na periferia de Fortaleza. O Ministério Público denunciou 45 acusados pelos crimes, todos policiais militares. Destes, o Poder Judiciário pronunciou 34 réus que vão a júri popular. A primeira sessão está marcada para o dia 20 de junho deste ano, quando quatro acusados serão julgados.  

Manuel Pinheiro disse que o Ministério Público já destacou um grupo de sete promotores de Justiça para atuar no julgamento, que deve ser o maior da história do Ceará. “Temos um grande compromisso com a sociedade cearense e estamos prontos para envidar todos os esforços, como instituição, para tentar responsabilizar aqueles que cometeram esse crime”, disse.  

A diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, elogiou a postura do Ministério Público e disse que a visita é no sentido de buscar apoio nesse momento delicado do processo, quando os réus vão a julgamento e as Mães do Curió e sociedade cearense cobram um desfecho justo para essa história. Uma das Mães do Curió, Edna Cavalcante, relatou o drama vivido pelos parentes das vítimas que aguardam a condenação dos assassinos.   

A reunião de hoje também contou com a presença da defensora pública geral do Estado, Elizabeth Chagas; do deputado estadual Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; e da coordenadora-geral do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente; além de outros promotores de Justiça, defensores públicos e colaboradores das instituições presentes. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br