MPCE promove sessão de cinema para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na manhã desta segunda-feira (26/06), uma sessão de cinema, no Shopping Del Paseo, para 118 usuários e funcionários dos 15 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza. Eles assistiram ao filme “Divertidamente”, como parte do projeto “Cine V!das: experiências de viver”.  A ação foi realizada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), através do Programa Vidas Preservadas, em parceira com o Programa de Educação Tutorial (PET-Saúde), o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS-Uece), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), a Associação dos Servidores do MPCE (ASSEMPECE) e o Sindicato dos Servidores do MPCE (SINSEMPECE).  

Com as parcerias e o apoio do CAODPP e o CAOCIDADANIA, também foram distribuídos kits de pipoca para os espectadores. Após a exibição da animação, que conta a história de uma garota de 11 anos de idade que enfrenta mudanças importantes em sua vida quando deixa sua cidade natal, eles participaram de uma roda de conversa para debater o filme.  

Segundo a coordenadora da Caosaúde, promotora de Justiça Karine Leopércio, a atividade é uma ação de inclusão importante para que os usuários dos CAPS se sintam inseridos na sociedade. “Já há algum tempo, nós temos tentado estimular que haja mais projetos de artes. Através de diálogo com a direção do shopping, foi possível fazermos essa sessão para que os pacientes da rede de assistência psicossocial pudessem usufruir desse espaço, usufruir desse momento de lazer, porque a gente entende que a arte é muito importante, também, para o tratamento e a saúde mental deles. É muito importante essa inserção, é uma verdadeira ação de inclusão, poder pegar um ônibus, vir ao cinema, poder entrar em um shopping. Espero que seja a primeira de muitas ações nesse sentido”, celebrou a promotora. 

A professora do curso de Psicologia da Uece e tutora dos estudantes que integram o PET-Saúde, Alessandra Xavier, explicou que “a ideia da ação surgiu ainda em maio, mês em que é comemorada a Luta Antimanicomial. A promotora Karine nos convidou para, em parceria com Programa Vidas Preservadas, fazer parte dessa atividade. Vir para cá proporciona aos usuários dos CAPS uma dimensão de inclusão, além de trabalhar a questão do preconceito, já que é um espaço da cidade que eles não frequentam, que eles não têm acesso”. 

Luciano de Freitas, psicólogo do CAPS AD (Alcoól e Drogas) da Regional IV, esteve presente à sessão de cinema e elogiou a ação. “Essa atividade é uma extensão do cuidado, que é uma das premissas do CAPS. A rede de saúde prima por essas ações. Quando os parceiros se unem em prol dessa prestação de serviço, eles humanizam o cuidado e faz com que os usuários se sintam pertencentes à cidade, aos espaços de cultura. Essa é uma forma de estender e priorizar a condição de cidadão de todos eles”. 

A psicóloga do CAPS Geral da Regional II, Suzette Telles, achou a ação necessária e destacou a importância do evento e explicou que “dentro do Sistema Único de Saúde existem ações integrativas de cuidado pra prevenção, pra tratamento, pra recuperação, e essa ação é pra promoção de saúde, de uma melhor qualidade de vida e isso é muito importante. Pra nós é importante estar entrando dentro do território, estar trazendo os nossos usuários aqui, pra ter um momento diferente”. 

Irenilda Nunes é usuária dos serviços prestados pelo CAPS Geral da Regional II e achou a experiência de ir até o cinema ótima. “O filme é bom e nos mostra que temos vários sentimentos e como devemos usar esses sentimentos no dia a dia, na vida da gente. Além disso, conheci várias pessoas de outros CAPS”, afirmou. 

CAPS  

Os Centros de Atenção Psicossocial são divididos em CAPS GERAL, CAPS AD – Álcool e Drogas e CAPS Infantil. O perfil de atendimento são pessoas que apresentam sofrimentos psíquicos e/ou transtornos mentais severos e persistentes além de dependentes químicos. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br