Após denúncia do MP do Ceará, acusado de matar ex-companheira por não aceitar fim de relacionamento em Fortaleza irá a júri popular


A 1ª Vara do Júri de Fortaleza acatou pedido do Ministério Público do Estado do Ceará e pronunciou, nesta quarta-feira (02/10), o réu Alef Maciel Lopes pela morte da ex-companheira Bárbara Hellen Costa de Almeida Bessa. O réu foi denunciado pela 111ª Promotoria de Justiça de Fortaleza pelo crime de homicídio com as qualificadoras do motivo torpe, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e feminicídio. O Poder Judiciário ainda marcará a data em que o júri popular será realizado.

O crime ocorreu na madrugada do dia 15 de abril de 2023. Na ocasião, Alef Lopes, não aceitando o fim do relacionamento, matou Bárbara a tiros na saída de uma festa no Centro de Fortaleza. Na mesma decisão, a Justiça também acatou a denúncia do MP contra Daniel José de Sousa de Lima, acusado de esconder o veículo utilizado por Alef Lopes para fugir do local do crime.

Conforme o promotor de Justiça Marcus Renan Palácio de Morais Santos, o processo integra o Projeto “Tempo de Justiça”, uma parceria entre MP do Ceará, Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública do Ceará e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado, que busca fazer com que casos sejam julgados em até dois anos após a prática criminosa. “Este foi mais um processo que recebeu, a exemplo de outros em curso na comarca de Fortaleza, a devida prioridade em todas as suas fases, já que réu foi pronunciado um ano e seis meses após o fato”, destacou o membro do MP do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br