Os moradores do bairro João XXIII receberam, nesta terça-feira (04/02), o projeto Ouvidoria na Praça do MP do Ceará. A van da Ouvidoria-Geral esteve, das 8h às 14h, na Praça Governador César Cals, atendendo a população com orientações e recebendo as demandas direcionadas ao Ministério Público. O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) também prestou serviços de renegociação de dívidas e recebeu reclamações dos consumidores.
O assessor jurídico da Ouvidoria do MP do Ceará, promotor de Justiça Luciano Tonet, explicou como foi feita a escolha do espaço. “As demandas existentes, a vulnerabilidade do público a ser atendido e até mesmo a solicitação dos cidadãos fazem parte da estratégia da Ouvidoria em relação à escolha do bairro e praça”, detalhou. O promotor de Justiça também reforçou a importância de trazer ações como essas para lugares públicos. “Quando trazemos para as pessoas um serviço que, às vezes, é distante para elas, desburocratizamos de certa forma essa busca e fazemos com que elas tenham acesso,” ressaltou.
A comerciante Gláucia Freitas disse que estava passando pelo local quando viu a van do Ministério Público e decidiu parar para pedir informações sobre o que fazer para conseguir a guarda de uma parente sua. “O promotor me orientou direitinho, fui muito bem recebida, ele me passou o contato que eu devo procurar. Eu e minha família queremos ficar com essa pessoa, mas de forma legalizada”, frisou.
O vigilante Martones Araújo procurou o Decon para fazer uma denúncia sobre golpes que recebeu ao fazer compras pela internet. “Eu já comprei quatro coisas pelo Facebook e não me entregaram os objetos que eu comprei, por isso eu vim fazer uma reclamação, porque eu preciso do dinheiro de volta. Eu gostei do atendimento, o rapaz anotou minha reclamação e espero que resolva”, declarou.
Outros serviços
Quem esteve no local também pôde solicitar a emissão de documentos no Caminhão do Cidadão. “Eu vim tirar a identidade porque para eu me deslocar para mais distante é uma dificuldade muito grande. O atendimento foi excelente, fui muito bem atendida”, comemorou a aposentada Rocileide Oliveira.
A ação ainda contou com a participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que prestou serviços de verificação de SPC/SERASA, e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), que ofertou os serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, avaliações e orientações educativas em nutrição e saúde física e mental e distribuição de preservativos. O Consultório na Rua, também esteve na praça, prestando cuidados de saúde à população em situação de rua. O serviço de acompanhamento das funcionalidades do programa Bolsa Família também foi ofertado.