Integrante de organização criminosa que atuava no Ceará é preso na Paraíba em operação do Ministério Público e Polícias Civil e Militar 


A Operação Gênesis cumpriu, nessa terça-feira (13/05), mandado de busca e apreensão contra um cearense que integra organização criminosa do Rio de Janeiro. O acusado estava foragido no município de Pedras de Fogo, na Paraíba. A localização do alvo e o cumprimento do mandado decorreram de cooperação entre os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dos Ministérios Públicos do Ceará (MPCE), de Pernambuco (MPPE) e da Paraíba (MPPB), além da Assessoria de Inteligência da Polícia Militar (Asint) do Ceará, em conjunto com a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Polícia Civil do Ceará. Essa foi a 14ª fase da Operação Gênesis. 

Na ocasião, foram apreendidos dois aparelhos celulares que serão objeto de extração e análise, bem como um envelope transparente contendo substância de aparência e características semelhantes ao LSD (ilícita). O material estava no quarto do investigado.  

O mandado foi expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza. Com a diligência, também foi cumprido mandado de prisão que havia sido expedido pela 3ª Vara de Execução Penal da Comarca de Fortaleza, decorrente de regressão de regime prisional do acusado. 

Em 2024, o Gaeco do MP do Ceará ofereceu denúncia contra o acusado pelos crimes previstos no artigo 2º, parágrafo 2º, da Lei nº 12.850/13 (uso de arma de fogo por integrante de organização criminosa), e no artigo 180, parágrafo 1º, do Código Penal (receptação qualificada). O investigado foi denunciado juntamente com oito integrantes de organização criminosa. Em relação aos outros acusados, os mandados foram cumpridos em 18 de março deste ano. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br