Após atuação do MP, homem que tentou matar ex-companheira com tiro de espingarda em Fortaleza é condenado a mais de 10 anos de prisão


A 1ª Vara do Júri de Fortaleza acatou as teses apresentadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará e condenou, nessa quarta-feira (02/07), o réu Francisco Michael da Costa Silva por tentar matar a ex-companheira E.S.C. com um tiro de espingarda artesanal calibre 12, em Fortaleza. O caso aconteceu no dia 22 de dezembro de 2023, no bairro Vila Velha. Após atuação do promotor de Justiça Marcus Renan Palácio de Morais Santos no julgamento, o réu foi condenado a 10 anos e seis meses de prisão, por tentativa de feminicídio triplamente qualificado.

Segundo denúncia do MP do Ceará, o réu teria cometido o crime motivado por uma crise de ciúmes da então companheira, efetuando um disparo contra ela e atingindo-a no abdômen. O caso ocorreu na residência onde eles moravam e a tentativa de feminicídio aconteceu na presença de uma filha da mulher, que na época tinha apenas dois anos de idade. Após o crime, o réu fugiu e passou a morar em Sobral onde ficou foragido, até ser preso oito meses após o delito.

Por sua vez, no dia do crime, a vítima foi socorrida por populares e levada para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde precisou se submeter a uma cirurgia, em que perdeu parte do intestino grosso e ficou seis meses sem desenvolver atividades normais. Além disso, o exame de lesão corporal realizado na Perícia Forense revelou que a vítima correu risco de morte e teve graves sequelas na região abdominal.

O processo integra o Programa Tempo de Justiça, uma parceria entre MP do Ceará, Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública do Ceará e Governo do Estado que busca dar mais celeridade ao julgamento de crimes dolosos contra a vida ocorridos em Fortaleza.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br