O Ministério Público do Ceará realizou na manhã desta quinta-feira (22/01) a primeira reunião do ano para debater as prioridades de atuação e os projetos estratégicos a serem desenvolvidos ao longo do biênio 2026/2027. O encontro contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, dos membros da Administração Superior e dos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional, dos Grupos de Atuação, dos Núcleos e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). A reunião ocorreu na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza e teve a participação de representantes da Secretaria de Planejamento e Modernização Administrativa (Seplan) do MP do Ceará.
O pgj Herbet Santos apresentou os novos membros da Administração Superior e abordou as prioridades de atuação para reafirmar a missão do MP de garantir a transformação social. “Todos estamos com o mesmo propósito de fazer a diferença e queremos dar continuidade às boas práticas. Desejo que seja um ano muito próspero e de muita proatividade. Eu vejo colegas entusiasmados e motivados, com muita vontade de fazer a diferença, de lutar por um Ministério Público mais forte em serviço da sociedade”, ressaltou.
O subprocurador-geral de Justiça Institucional, procurador de Justiça Iran Sírio, enfatizou a importância do planejamento estratégico e de uma atuação contínua. “A instituição permanece. Nós passamos, mas enquanto estamos, temos que dar o melhor porque o nosso destinatário principal é a sociedade. A cultura do planejamento estratégico está consolidada nas unidades do Ministério Público do Brasil”, afirmou.
Já o subprocurador-geral de Justiça Jurídico, procurador de Justiça Laércio Melo, destacou como cada área contribui para uma atuação conjunta. “Devemos pensar nas transversalidades dos projetos e nas relações entre as áreas temáticas, ou seja, pensar de forma transversal, matricial, de como cada área pode contribuir com a outra e como poderemos ser indutores e fiscalizadores de políticas públicas”, declarou.
Finalizando a reunião, a secretária de Planejamento e Modernização Administrativa, Ticiana Sampaio, detalhou a estrutura organizacional e o papel da Seplan, com foco em gestão estratégica, modernização, transformação digital, eficiência e inovação. A secretária também dialogou com os membros sobre o cronograma das atividades e a metodologia aplicada aos projetos desenvolvidos pelos Centros de Apoio, Grupos de Atuação, Decon e Núcleos.