O Memorial e o Espaço Cultural do MP registraram público recorde neste ano de 2025, superando em mais que o dobro o número de visitantes de 2024. Ao longo do ano, 2.496 pessoas passaram pelos locais, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza, somando visitas espontâneas e agendadas de grupos. O aumento evidencia o potencial dos espaços para apresentar à sociedade a atuação do Ministério Público. Além disso, reforça a importância do Memorial e do Espaço Cultural como equipamentos de memória e cultura na cidade.
No Memorial, o visitante encontra, através de objetos e publicações, um histórico sobre a estruturação do Ministério Público e suas conquistas para firmar-se como órgão essencial à defesa da ordem jurídica, da democracia e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Já o Espaço Cultural reúne exposições que reforçam o compromisso da instituição com a valorização da história e a defesa dos direitos humanos.
Para a coordenadora executiva do Memorial, procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, são motivo de orgulho não só para membros e servidores do MP, mas também para toda a sociedade cearense. “Esses espaços não só apresentam informações sobre a atuação do órgão nas mais diversas épocas e períodos, como também trazem exposições sobre temas e questões relacionados direta e indiretamente à atuação do Ministério Público”, reforça. Os equipamentos são geridos pelo Departamento de Memória Institucional, da Secretaria de Comunicação (Secom) do MP do Ceará.
Público
Em 2025, o Memorial e o Espaço Cultural registraram um aumento de 131% no número de grupos, ampliando a diversidade do público em comparação com o ano passado. O Ensino Superior se destacou com o maior percentual de visitação (36%), com destaque para cursos como Direito, História e Comunicação. Já os estudantes de Ensino Médio representaram quase um terço dos visitantes (16%), reafirmando o interesse da comunidade escolar em conhecer melhor o MP do Ceará, podendo despertar em adolescentes o interesse pela carreira ministerial. Outros percentuais registrados foram do público interno (16%), Ensino Fundamental (12%), associações de base comunitária (8%), equipamentos culturais (4%), Ensino Técnico (1%) e Educação para Jovens e Adultos – EJA (1%).
Exposições
Este ano, o Espaço Cultural do MP recebeu duas importantes exposições em Fortaleza. A primeira, em março, destacou a trajetória de Lucrécia Pinho, primeira promotora de Justiça do Ceará. Fotos, documentos e depoimentos revelaram sua determinação para transformar a realidade por meio do estudo, inspirando futuras gerações de mulheres. Em setembro, a exposição “80 anos de Frei Tito: Memória e Justiça”, que continua em cartaz até 19 de dezembro, celebrou o legado do frade dominicano cearense, símbolo da resistência contra a ditadura militar e defensor da liberdade e da dignidade humana. A mostra é realizada em parceria com o Museu do Ceará.