Faça Aqui a sua busca

MP define suspensão de uma partida para torcidas organizadas do Ceará e do Fortaleza após confrontos em via pública  

Imagem gerada por IA

 O Núcleo do Deporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), do Ministério Público do Ceará, definiu a suspensão de uma partida para a Torcida Organizada do Ceará – TOC e para a Torcida Força da Galera – TFG, dos times do Ceará e Fortaleza, respectivamente, em consequência dos confrontos em via pública após o jogo entre Horizonte e Fortaleza na última quinta-feira (22/01), na cidade da Região Metropolitana. Segundo a Polícia Militar, a briga entre os torcedores ocorreu na volta das caravanas à capital, na altura do bairro Conjunto Palmeiras, na BR-116. Um torcedor foi baleado na cabeça.  

 Diante da gravidade dos fatos, o coordenador do Nudetor, promotor de Justiça Déric Funck, determinou a suspensão da presença dos integrantes das duas torcidas no próximo jogo dos clubes pelo Campeonato Cearense. A medida vale para a partida entre Ferroviário e Ceará neste domingo (25/01), no Estádio Presidente Vargas, e para o jogo entre Fortaleza e Floresta, segunda-feira (26/01), às 20h30, também no PV.   

 A decisão foi proferida neste sábado (24/01) e já comunicada à Federação Cearense de Futebol (FCF), aos clubes envolvidos, às torcidas organizadas, à Polícia Militar e ao Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE). A decisão tem como base um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Ceará, as torcidas organizadas dos maiores clubes de futebol do estado, além de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Federação Cearense de Futebol. O TAC prevê uma série de medidas educativas e punitivas às agremiações de torcedores em caso de descumprimento. O objetivo é promover a cultura de paz nos eventos esportivos. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br