Faça Aqui a sua busca

MP do Ceará sedia reunião da Comissão de Cerimonial e Protocolo do Ministério Público brasileiro e debate acessibilidade, uso de IA e boas práticas

A 35ª Reunião Ordinária da Comissão de Trabalho de Cerimonial e Protocolo do Ministério Público Brasileiro (CTCEMP) foi aberta nesta segunda-feira (17/11) na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará, em Fortaleza. O evento, que segue até esta terça (18/11), debate temas como acessibilidade de pessoas com deficiência em eventos oficiais, uso de inteligência artificial no dia a dia de trabalho do cerimonial público, diversidade de gênero com foco na população LGBTQIAPN+ e experiências exitosas ocorridas em unidades do MP brasileiro. Representantes dos Cerimoniais do Ministério Público dos Estados e da União, do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e do Conselho Nacional do MP (CNMP) participaram da reunião, que também foi transmitida de forma virtual pela Plataforma Microsoft Teams.

A subprocuradora-geral de Justiça de Governança do MP do Ceará, Daniele Fontenele, abriu a reunião destacando que o Cerimonial contribui para a credibilidade do Ministério Público. “O trabalho de vocês não é um mero detalhe ou formalidade, mas representa a face pública da nossa instituição e como traduzimos em cada gesto os princípios que nos regem”, ressaltou. Ela e o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, receberam uma homenagem da CTCEMP pelo constante apoio, reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido pela Comissão.

A presidente da CTCEMP e chefe do Cerimonial do MP do Ceará, Alane Pinto, reforçou que, pela primeira vez, uma reunião ordinária da Comissão ocorre no estado. “Que o evento possa promover uma rica troca de experiências, apresentar boas práticas, atualizar notas técnicas e consolidar as atividades relacionadas ao protocolo. Dessa forma, vamos fortalecer ainda mais a atuação da CTCEMP e aprimorar continuamente a imagem institucional do Ministério Público brasileiro”, salientou.

A vice-presidente do CTCEMP e chefe do Cerimonial do MP do Tocantins, Leide Theophilo, acrescentou que o apoio dado pela Administração Superior dos MPs é fundamental para que os eventos institucionais sejam um sucesso. “Com isso, ficamos respaldados para dar visibilidade às atividades ministeriais da forma que entendemos ser melhor, levando em consideração o público presente naquele momento”, comentou.

Reunião segue até terça (18)

Após a abertura oficial, o evento seguiu com uma oficina sobre regulação emocional, palestras sobre a importância do mestre de cerimônias e do uso de IA no trabalho do cerimonial público. Ocorreu ainda a apresentação de boas práticas e uma roda de conversa. Na terça, destaque para palestras com foco na diversidade de gênero, acessibilidade para pessoas com deficiência em eventos oficiais e aprimoramento das Assessorias de Cerimonial no MP brasileiro, além de uma visita guiada ao Memorial do MPCE e à exposição que homenageia os 80 anos do Frei Tito.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br