Cadastro Solidário chega ao José Walter e se prepara para visitar cidades da Região Metropolitana de Fortaleza


A campanha Cadastro Solidário, realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará, por meio do SENAI, chegou ao José Walter, em Fortaleza, nesta quinta-feira (15). A iniciativa, que faz o registro de pessoas na plataforma Saúde Digital para ficarem aptas a receber a vacina contra a Covid-19, permanece no bairro até a sexta-feira (16), com atendimentos das 8h às 16h, no CITS, o Centro de Inclusão Tecnológica e Social, localizado na Av. K, 330 – 1° etapa.  

Entre os vários beneficiados pela ação na comunidade está Maria da Graça Alves, de 57 anos, moradora do bairro Cidade Nova. Ela soube da ação pelo filho e tratou de acordar cedo para regularizar a situação. Pela faixa etária, a dona de casa já deveria ter sido vacinada contra o novo coronavírus, mas no dia da aplicação não teve como ser contemplada porque estava gripada.  

Depois disso, enfrentou dificuldades de acesso ao cadastro. A questão foi resolvida rapidamente e o melhor, Maria da Graça já saiu do lugar imunizada. É que a campanha do MPCE conta com apoio da Secretaria da Saúde de Fortaleza que oferece doses à população acima de 50 anos de idade. “Graças a Deus eu consegui porque já três ou quatro vezes eu fui e não aconteceu minha vacina e eu já estava preocupada em pegar Covid”, afirma.      

Em dez dias de atividades, a campanha Cadastro Solidário distribuiu pelo menos 180 vacinas para pessoas com mais de 50 anos. Além disso, O registro na plataforma Saúde Digital foi feito para cerca de 600 cidadãos. Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOSAÚDE) do MPCE, Eneas Romero, o balanço é positivo e revela inclusive que a população tem demostrado maior adesão ao processo de vacinação contra a Covid-19. “Muita gente que tinha resistência viu que era importante, acabou se vacinando… e também pessoas que tinham dúvidas, não conseguiram fechar o seu cadastro, tiveram essa oportunidade aqui”, diz.  

Eneas Romero destaca ainda que, após a campanha Cadastro Solidário passar pelos bairros Barra do Ceará, Jacarecanga, Paupina, Granja Lisboa, Bom Jardim, Pedras e José Walter, todos em Fortaleza, outros municípios serão visitados. “Na semana que vem vamos continuar com ações na Região Metropolitana, em Maracanaú e em Caucaia, e a gente considera que esse movimento deve permanecer até que consigamos vacinar toda a população adulta”, pontua. 

Outra parceria importante da campanha é com a Secretaria de Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (SPS). O órgão levou, para o mesmo local da ação do Ministério Público, a estrutura do Caminhão do Cidadão, que possibilita a emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho. Foram oferecidas 105 senhas de atendimento nesta quinta-feira.

 A dona de casa Maria Luzirene dos Santos trouxe o filho de 11 anos para solicitar a primeira via do RG e do CPF. Ela ficou bastante satisfeita com a ação. “Graças a Deus deu tudo certo. Gostei demais, fui muito bem atendida”, acentua. 

Para acompanhar as informações e programação dos pontos de atendimento da campanha Cadastro Solidário acesse o site (www.mpce.mp.br) e as redes sociais do MPCE. Instagram: @mpce_oficial / Facebook: https://www.facebook.com/mpce.oficial 

15.07.21 - Cadastro solidário José walter

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br