Seu Francisco Evangelista dos Santos, de 66 anos, acordou cedo nesta sexta-feira (02/07) para, finalmente, fazer o cadastro no Sistema de Vacinação da Covid-19 em Fortaleza. Ele é morador da Barra do Ceará e foi um dos primeiros a participar da Campanha Cadastro Solidário, idealizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC), e Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI). O atendimento está ocorrendo ao longo do dia na unidade do Senai da Barra do Ceará, com acesso pela Rua Florêncio de Alencar, 600.
O aposentado disse que não conseguiu fazer o cadastro porque não tinha acesso à internet. “Eu não sei mexer nessas coisas. E também me mudei e quando procurei o posto pra me vacinar, não consegui”, argumentou. O caso do seu Francisco é comum nas periferias das cidades e foi pensando em beneficiar esse público, digitalmente excluído, que o MPCE, com o apoio da FIEC, mobilizou atendentes e os veículos adaptados do Decon e da Ouvidoria Geral do Ministério Público para percorrer vários bairros até o próximo dia 16 de julho. A meta é cadastrar os cearenses sem acesso à internet ou que têm dificuldades para preencher o cadastro da Prefeitura para a vacinação da Covid-19.
O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, participou do início da campanha no Senai da Barra do Ceará esta manhã. Ele agradeceu a participação dos parceiros e fez um convite à população que ainda não se cadastrou para comparecer aos pontos de atendimento. “Com mais essa iniciativa, o Ministério Público cumpre seu papel de garantir o direito à saúde da população. Em tempos de pandemia, temos que incentivar a vacinação contra a Covid-19, mas muita gente não tem acesso aos meios digitais. A partir desse trabalho, vamos permitir que as populações mais vulneráveis possam se cadastrar e serem imunizadas”, afirmou.
Veja a programação da Campanha Cadastro Solidário da próxima semana:
05/07 (Segunda-feira): Senai Jacarecanga – Rua Padre Ibiapina, 1280
06/07 (Terça-feira): Residencial Escritores (Machado de Assis) – Rua G, 255 – Paupina
07/07 (Quarta-feira): Residencial Escritores (Machado de Assis) – Rua G, 255 – Paupina
08/07 (Quinta-feira): Residencial Independência 2 – Rua 23 de Junho, 3100 – Granja Lisboa
09/07 (Sexta-feira): Rua Doutor Fernando Augusto, 985 (atrás do CAPS) – Bom Jardim
Para acompanhar as informações e programação dos pontos de atendimento, acesse o site do MPCE www.mpce.mp.br e as redes sociais. Instagram: Ministério Público do Ceará (@mpce_oficial) / Facebook: https://www.facebook.com/mpce.oficial
Galeria de Fotos: