Ouvidoria na Praça e Decon Viajante atendem moradores de Sobral nesta quinta (11) 


O Projeto Ouvidoria na Praça e o Decon Viajante, iniciativas do Ministério Público do Estado do Ceará, atenderam, na manhã desta quinta-feira (11/04), moradores da cidade de Sobral, na Região Norte. A Ouvidoria-Geral levou orientações e recebeu demandas direcionadas ao MP do Ceará, enquanto que a equipe do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) acolheu reclamações de cidadãos, que também puderam renegociar dívidas com condições especiais de desconto e parcelamento do débito. 
 
Além do Decon e da Ouvidoria-Geral do MP, a ação realizada na Praça de Cuba, no Centro de Sobral, ainda contou com a presença de equipes da Ouvidoria da Mulher da cidade e do Estado, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), do Centro Universitário Inta (Uninta) e da Faculdade 5 de Julho. Dentre os serviços oferecidos, destaque para aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra H1N1, tétano e covid-19, orientações jurídicas e ventosaterapia.  
 
O Ouvidoria na Praça e o Decon Viajante ainda estiveram em outros dois municípios da Região Norte nesta semana: Santana do Acaraú, na terça-feira (09), e Massapê, na quarta (10).  
 
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, reafirmou o compromisso do MP do Ceará de defender os direitos de toda a população cearense, levando os serviços oferecidos pela Ouvidoria-Geral e pelo Decon a todas as regiões do Estado. “Estamos nesse movimento de aproximação, conhecendo os anseios, os problemas e as dores da nossa sociedade para que possamos continuar entregando um serviço mais resolutivo”, assegurou. 
 
A ouvidora-geral do Ministério Público cearense, procuradora de Justiça Loraine Molina, também destacou a importância de uma atuação resolutiva do MP no interior do Estado. “O balanço [desses três dias] é muito positivo porque houve adesão da população e uma boa interação com os promotores de Justiça da região. Por isso, já estamos estudando a possibilidade de visitarmos outras regiões do Estado”, salientou. 
 
O secretário-executivo do Decon, promotor de Justiça Hugo Xerez, ressaltou que o órgão de defesa do consumidor do MP busca sempre estar próximo de todos os cidadãos cearenses. “O Decon está presente em todas as cidades do Estado, por intermédio das Promotorias de Justiça, mas ir até os municípios [com o Decon Viajante] e poder ouvir as queixas e demandas da população fortalece a nossa atuação e a defesa do consumidor, além de aproximar o Ministério Público da sociedade cearense”, enfatizou. 
 
A dona de casa Gerserlândia Santos procurou os serviços oferecidos pelo MP do Ceará nesta quinta-feira (11) para renegociar uma dívida da sogra. “Achei ótimo porque consegui resolver meu problema perto de casa e o atendimento foi perfeito”, disse. 
 
O motorista Raimundo Gualberto procurou o Decon para tirar dúvidas sobre mensagens de texto recebidas no celular que indicavam débito em seu nome. No local, foi informado que se tratava de um golpe. “Todos os meus questionamentos foram respondidos e ainda de forma gratuita. Então, para mim, o atendimento foi excelente”, pontuou.  
 
Colaboradora de uma unidade de saúde de Sobral, Germana Miranda procurou a Ouvidoria para garantir a efetivação de um direito: ter a carga horária de trabalho reduzida para poder cuidar melhor do neto, que tem transtorno do espectro autista. No local, ela foi atendida diretamente pelo promotor de Justiça Hugo Alves, titular da 7ª PJ de Sobral e atuante na área. “Ele me orientou a formalizar meu pedido na Promotoria para que seja dado encaminhamento”, explicou. 
 
Já o aposentado Francisco Ponte esteve na praça para aferir a pressão arterial e verificar como estava a glicemia. “Às vezes, a gente procura um posto e não consegue atendido, fica desgostoso, e aqui não. O atendimento foi excelente e rápido”, frisou. 
 
Confira aqui a galeria de fotos da ação desta quinta-feira (11). 

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