Os projetos Ouvidoria na Praça e Decon Viajante, iniciativas do Ministério Público do Estado do Ceará, estiveram, nesta quinta-feira (23/05), na praça da Caixa Econômica Federal, em Iguatu. A equipe da Ouvidoria-Geral levou à população da cidade informações sobre as atribuições do MP do Ceará e suas unidades ministeriais especializadas. Já os servidores do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) atenderam os cidadãos que precisavam fazer reclamações e renegociar dívidas com condições especiais de desconto e parcelamento do débito.
Além do Decon e da Ouvidoria-Geral, a Secretaria de Saúde de Iguatu também esteve na praça oferecendo serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra a influenza, tétano e hepatite B.
A ouvidora-geral do MP do Ceará, procuradora de Justiça Loraine Molina, destacou que os serviços oferecidos à população pela Ouvidoria-Geral e pelo Decon contribuem para que o cidadão, ao buscar a efetivação de seus direitos, conheça mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público. “Com esse atendimento humanizado que fazemos, nós passamos a conhecer melhor a realidade dos municípios e as necessidades de seus moradores, permitindo que os promotores de Justiça possam trabalhar de forma mais eficiente”, salientou.
O autônomo Glauber Lemos procurou a Ouvidoria do MP para reclamar de falhas nos serviços de saúde, educação e de segurança pública geridos pelo Estado e município em Iguatu. Ele foi atendido pelo promotor de Justiça Bruno Guerra, titular da 2ª Promotoria de Justiça da cidade. “Essa iniciativa é muito importante. Fui muito bem atendido e espero que as providências sobre a minha reclamação sejam tomadas”, comentou.
A dona de casa Maria Bonfim foi atendida pelo Decon e conseguiu renegociar uma dívida de aproximadamente R$ 3.500 com a Enel. “Eu não tinha condições de pagar esse valor à vista e, graças ao atendimento do Decon, consegui renegociar para dar uma entrada e ir pagando o restante nos próximos meses”, contou.
Moradora do distrito de Suassurana, há 18 quilômetros da sede do município de Iguatu, Lucineide Rodrigues aferiu a pressão e se vacinou contra a hepatite B e influenza. “Fiquei maravilhada com a qualidade do atendimento que recebi, tanto que trouxe outros familiares para serem atendidos também”, frisou a dona de casa.
Já o comerciante Edson Santos soube dos serviços oferecidos e aproveitou para aferir a pressão e fazer o teste de glicemia. “É muito importante ter esses serviços sendo oferecidos na praça, especialmente para que as pessoas de menor poder aquisitivo tenham acesso”, destacou.