MP do Ceará leva serviços dos projetos Ouvidoria na Praça e Decon Viajante a moradores de Iguatu


Os projetos Ouvidoria na Praça e Decon Viajante, iniciativas do Ministério Público do Estado do Ceará, estiveram, nesta quinta-feira (23/05), na praça da Caixa Econômica Federal, em Iguatu. A equipe da Ouvidoria-Geral levou à população da cidade informações sobre as atribuições do MP do Ceará e suas unidades ministeriais especializadas. Já os servidores do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) atenderam os cidadãos que precisavam fazer reclamações e renegociar dívidas com condições especiais de desconto e parcelamento do débito.

Além do Decon e da Ouvidoria-Geral, a Secretaria de Saúde de Iguatu também esteve na praça oferecendo serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra a influenza, tétano e hepatite B.

A ouvidora-geral do MP do Ceará, procuradora de Justiça Loraine Molina, destacou que os serviços oferecidos à população pela Ouvidoria-Geral e pelo Decon contribuem para que o cidadão, ao buscar a efetivação de seus direitos, conheça mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público. “Com esse atendimento humanizado que fazemos, nós passamos a conhecer melhor a realidade dos municípios e as necessidades de seus moradores, permitindo que os promotores de Justiça possam trabalhar de forma mais eficiente”, salientou.

O autônomo Glauber Lemos procurou a Ouvidoria do MP para reclamar de falhas nos serviços de saúde, educação e de segurança pública geridos pelo Estado e município em Iguatu. Ele foi atendido pelo promotor de Justiça Bruno Guerra, titular da 2ª Promotoria de Justiça da cidade. “Essa iniciativa é muito importante. Fui muito bem atendido e espero que as providências sobre a minha reclamação sejam tomadas”, comentou.

A dona de casa Maria Bonfim foi atendida pelo Decon e conseguiu renegociar uma dívida de aproximadamente R$ 3.500 com a Enel. “Eu não tinha condições de pagar esse valor à vista e, graças ao atendimento do Decon, consegui renegociar para dar uma entrada e ir pagando o restante nos próximos meses”, contou.

Moradora do distrito de Suassurana, há 18 quilômetros da sede do município de Iguatu, Lucineide Rodrigues aferiu a pressão e se vacinou contra a hepatite B e influenza. “Fiquei maravilhada com a qualidade do atendimento que recebi, tanto que trouxe outros familiares para serem atendidos também”, frisou a dona de casa.

Já o comerciante Edson Santos soube dos serviços oferecidos e aproveitou para aferir a pressão e fazer o teste de glicemia. “É muito importante ter esses serviços sendo oferecidos na praça, especialmente para que as pessoas de menor poder aquisitivo tenham acesso”, destacou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br