Após denúncia do MP, motorista acusado de atropelar casal em moto vai a júri popular por homicídio e tentativa de homicídio em Fortaleza


Após denúncia do Ministério Público do Estado do Ceará, a 1ª Vara do Júri de Fortaleza atendeu todos os pedidos formulados pelo promotor de Justiça Marcus Renan Palácio de Morais Santos, em sede de memoriais (alegações finais), e pronunciou, na última sexta-feira (14/06), Roberto Ayrton Bezerra Ramos. O MP do Ceará denunciou o réu pelo atropelamento de duas pessoas que estavam em uma motocicleta após discussão no trânsito, no bairro Varjota, em Fortaleza. A ação dele resultou na morte da mulher que estava na garupa da moto e deixou o motociclista, que era namorado dela, gravemente ferido. Com a pronúncia, o réu vai a júri popular.

O caso ocorreu na manhã do dia 15 de junho de 2023. Na ocasião, Roberto Ayrton teria se desentendido com A.M.A.B. nas proximidades de um shopping no bairro Papicu em virtude de uma manobra arriscada feita pelo acusado ao desviar de uma poça de lama. Conforme investigação do MP do Ceará, Roberto Ayrton, em vez de se desculpar, discutiu com o condutor da motocicleta. Algumas ruas depois, já no bairro Varjota, Roberto Ayrton, ao perceber que A.M.A.B. o ultrapassou, jogou intencionalmente o carro dele contra a motocicleta, imprensando A.M.A.B. e H.M.R. contra veículos estacionados na rua. Câmeras de segurança no local do atropelamento captaram, ainda, que o denunciado não prestou socorro.

O Ministério Público denunciou, em 30 de junho de 2023, Roberto Ayrton por homicídio doloso e tentativa de homicídio doloso, com as qualificadoras de motivo fútil, meio cruel e mediante recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. O réu teve a prisão preventiva revogada pela Justiça em 12 de dezembro de 2023, determinando que ele tivesse o passaporte recolhido, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, usasse tornozeleira eletrônica, não mantivesse qualquer contato com a vítima sobrevivente e nem se ausentasse da cidade de Fortaleza sem comunicar à Justiça. O MP do Ceará apresentou as alegações finais sobre o caso em 23 de fevereiro de 2024, menos de um ano após o início do processo.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br