Justiça acata tese do MP do Ceará e condena homem à prisão por matar ex-cunhada, agredir ex-companheira e descumprir medidas protetivas, no município de Varjota


Após atuação do Ministério Público do Estado do Ceará, a Justiça condenou, nessa terça-feira (10/11), Pedro Ivo de Lima Neto à pena de 18 anos e três meses de prisão por matar a ex-cunhada e agredir a ex-companheira, no distrito de Jatobá, município de Varjota. Ele foi condenado por feminicídio, lesão corporal e descumprimento de duas medidas protetivas. O crime ocorreu em 28 de setembro de 2023.

Conforme a denúncia, o réu foi à casa da ex-companheira para matá-la, pois não aceitava o fim do relacionamento entre os dois, separados há aproximadamente um ano. A ex-companheira e sua mãe já haviam solicitado medidas protetivas de urgência por agressões, ameaças de morte e ofensas dele contra ela e a mãe. Assim, quando ele chegou ao local armado com espingarda, começou a jogar pedras no telhado, gritar para a ex-companheira sair e tentou forçar a entrada no imóvel. Depois disso, a vítima, irmã da ex-companheira do acusado, saiu da casa e discutiu com o ex-cunhado, que atirou contra ela e a matou.

Em consequência, Pedro Ivo esboçou uma fuga do local, porém, ao ver a ex-companheira saindo de casa, retornou, a agrediu com a arma e segurou o próprio filho de 11 anos, fugindo com a criança para uma área de mata. Depois de dias de busca pelas forças de segurança, o homem foi capturado em uma casa abandonada no município de Croatá, após abandonar o filho nas proximidades.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br