Em 1607, Maria Tomásia era a única mulher de um grupo de colonizadores que fugia da seca. A jornada, repleta de dores e desafios, é o enredo central do romance “Inventário de Perdas”, da escritora Grecianny Cordeiro, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará. O livro será lançado em 20 de fevereiro, às 18h30, no Auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza.
Com uma prosa envolvente, Grecianny Cordeiro expõe a complexidade da figura feminina em um contexto historicamente dominado por homens. Em 106 páginas, a obra publicada pela Editora Patuá destaca a coragem e determinação da personagem principal em busca de sobrevivência e da própria salvação. Apesar das adversidades, Maria Tomásia desponta como líder do grupo, composto pelo marido, o capitão-mor Pero Coelho de Sousa, pelos filhos do casal e alguns homens. Em um ambiente de lutas internas e externas, a protagonista assume a responsabilidade de guiar a família e os colonizadores da Capitania do Siará para a Capitania da Parahyba. A obra ganhou segundo lugar no Prêmio Literário Voz.
Autora
Além de escritora e promotora de Justiça do MP do Ceará, Grecianny Cordeiro é membro da Academia Cearense de Letras e já publicou romances, contos, poemas e livros com temática jurídica. Entre suas obras, estão Penas alternativas – uma abordagem prática; Privatização do sistema prisional brasileiro; Anjo caído; Operação Prometeu – nos bastidores do tráfico de órgãos; Troia – uma viagem no tempo; Troia – uma viagem para o futuro; Marcas da inocência; De covardes e de heróis, todos temos um pouco; Cyberbullying – a dor que dói em mim. Siara – uma lenda de amor; Contos da mitologia grega, além de outros em coautoria. No MP, ela também é mediadora no Clube de Leitura, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e pela ESMP, com o intuito de promover a cultura e fomentar a discussão sobre obras literárias que fogem das temáticas jurídicas.