Secretaria do Esporte do Estado atende recomendação do MP para implantar gradualmente biometria facial na Arena Castelão e garantir segurança dos torcedores


Após recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) irá implementar de maneira gradual a biometria facial para o acesso de torcedores à Arena Castelão. As medidas atendem a orientação expedida na última terça-feira (11/03) pelo promotor de Justiça e coordenador do Nudtor, Edvando França, visando garantir a segurança e uma transição tranquila para todos na utilização desse recurso tecnológico no estádio.

A recomendação do Nudtor acolheu avaliação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A gradação é importante para que o torcedor possa se adaptar à nova rotina de acesso, permitindo que sejam analisadas eventuais inconsistências do sistema e possibilitando que os clubes tenham tempo suficiente para implementar todos os portões de contingência para proteção da integridade física do torcedor e do patrimônio público. O MP levou em conta também, além das exigências dos órgãos técnicos, a rivalidade entre torcedores e o fato de serem jogos que definem o título de campeão cearense de 2025.

“O cronograma de implantação gradativa desse serviço digital é fundamental para garantir a segurança de todos, evitando tumultos, empurra-empurra e ocorrências desse tipo nos eventos esportivos”, reforça o promotor de Justiça Edvando França. De acordo com o cronograma apresentado pela Secretaria do Esporte, a primeira etapa da implementação acontecerá neste sábado (15/03) e segue, gradualmente, nos dias 19 e 22 de março, até ser concluída em 29 de março, alcançando, por fim, a totalidade do estádio.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br