MP do Ceará denuncia chefe de facção criminosa como mandante de homicídio em Sobral


O Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a 15ª Promotoria de Justiça de Sobral, denunciou nessa terça-feira (24/07) um suspeito de ser mandante de assassinato ocorrido em janeiro no condomínio residencial Nova Caiçara, em Sobral. O acusado responderá pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (em razão da motivação torpe, do emprego de meio cruel e da utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima); organização criminosa armada e, ainda, corrupção de menores.

O crime aconteceu na madrugada de 16 de janeiro de 2025. A vítima, um homem de 27 anos, teve o seu apartamento invadido por cerca de dez pessoas, entre jovens e adolescentes, que foram ao local a mando do denunciado. Conforme a denúncia, o acusado, mesmo à distância, declarou ordem aos subordinados, determinando que os adolescentes praticassem o ato infracional. A determinação, para o MP, deve-se ao fato de que, segundo a legislação, menores de 18 anos não possuem capacidade penal para serem responsabilizados criminalmente. Os jovens levaram o homem para fora da residência, colocaram-no de joelhos ao chão e, por fim, submeteram-no a um “interrogatório”. Na sequência, a vítima foi executada, sendo atingida com disparos de arma de fogo na cabeça e em outras regiões do corpo.

Desde o ano passado o suspeito permanece na condição de foragido do sistema de Justiça. A investigação aponta que o crime ocorreu porque havia suspeita de que a vítima era de uma facção rival à do mandante. Ainda conforme a denúncia, o acusado é apontado como liderança local de facção criminosa e responsável por outros crimes anteriormente registrados na região.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br