MP do Ceará discute com poder público e sociedade civil ações voltadas à saúde mental da população de Salitre - MPCE

MP do Ceará discute com poder público e sociedade civil ações voltadas à saúde mental da população de Salitre


O Ministério Público do Ceará realizou reunião em Salitre com gestores estaduais e municipais e organizações da sociedade civil para articular medidas de enfrentamento aos problemas de saúde mental no município, que registra elevados índices de mortes autoprovocadas. A iniciativa integra o projeto institucional “Vidas Preservadas: o MP e a Sociedade pela Valorização da Vida” e foi conduzida pelo promotor de Justiça Tadeu Furtado, que destacou a importância da mobilização contínua e intersetorial para a proteção da vida.

Na ocasião, o prefeito Rondilson de Alencar Ribeiro anunciou a implementação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), me parceira com o Governo do Estado. As secretarias municipais de Educação, Saúde, Proteção Social, Cultura e Esporte apresentaram ações em andamento, como o acolhimento nas escolas, reestruturação do Programa Saúde da Família, contratação de médico psiquiatra e criação do Núcleo de Proteção Especial.

Representantes da sociedade civil também participaram, cobrando maior atenção do Estado e políticas específicas para quilombolas e estudantes da rede pública. Ao final, foi definida a criação de um comitê de acompanhamento e deliberação, com a participação das Secretarias da Saúde e da Educação do Estado, além do compromisso dos gestores municipais em encaminhar ao MP um portfólio das ações realizadas. A próxima reunião foi agendada para a última semana de setembro.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br