MP inaugura unidade regional do Nuavv em Sobral e reforça acolhimento às vítimas de violência no interior do Ceará  - MPCE

MP inaugura unidade regional do Nuavv em Sobral e reforça acolhimento às vítimas de violência no interior do Ceará 


O Ministério Público do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (28/08), a unidade regionalizada do Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv) em Sobral. Essa é a primeira sede do Nuavv localizada no interior do estado e vai atender 45 municípios da região. A cerimônia contou com a presença de membros e servidores do MP, além de representantes do sistema de justiça e do poder público. A nova unidade descentraliza e interioriza o atendimento, além de ampliar e facilitar o acesso da população, assegurando a proteção aos direitos de vítimas diretas e indiretas de violência. 

Representando o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, a subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Daniele Fontenele, ressaltou que o Nuavv Sobral é resultado de um MP com visão estratégica e comprometido com a proteção das vítimas e a transformação social. “A inauguração do Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência em Sobral é muito mais do que a entrega de um espaço físico. É a concretização de um compromisso profundo com a dignidade humana, com a escuta sensível e com a justiça que acolhe. Este é o primeiro núcleo regionalizado do Ministério Público voltado exclusivamente para o acolhimento das vítimas e isso não é pouco. É um passo firme na direção do Ministério Público que se aproxima, que estende a mão, que ouve e que age com empatia”, declarou.  

A coordenadora do Nuavv, procuradora de Justiça Joseana França, enfatizou a importância da descentralização  para humanizar ainda mais o MP. “É mostrar que o Ministério Público não representa unicamente responsabilizar. É cuidar das pessoas, é acolher. E esse é um trabalho que não é só do Ministério Público. O Nuavv veio para somar forças a fim de que essa rede de proteção seja ainda mais forte e para que a vítima de violência seja acolhida, cuidada, enxergada. Esse é o nosso papel e trabalhamos em rede para colocar em prática a política pública de acolhimento a vítimas de violência. Ninguém faz absolutamente nada sozinho”, frisou.  

O coordenador regional do Nuavv Sobral, promotor de Justiça José Borges, salientou que a inauguração do Núcleo é mais um avanço do MP, que se traduz em eficiência e aumento da proximidade com a população. “O Nuavv não se trata apenas de um órgão, mas de uma ponte para a reconstrução de vidas com dignidade e esperança. Eu aceito essa missão com o coração aberto, com o compromisso de honrar o passado e projetar o futuro. Eu sei do peso dessa responsabilidade e agradeço o apoio com confiança porque eu sei que não faço esse caminho sozinho. A presença de todos vocês aqui demonstra que a causa da proteção às vítimas de violência é maior do que qualquer instituição”, disse. 

O promotor de Justiça Evânio Pereira representou a Associação Cearense do Ministério Público. “Agradeço a implantação do Nuavv em Sobral para combater a violência e acolher as vítimas, e reforço a importância da interiorização do serviço”, disse. Já a vice-prefeita de Sobral, Imaculada Adeodato, reconheceu a importância da parceria com o MP para viabilizar a sede do Nuavv. “Quero que este Núcleo seja um marco para a nossa cidade, não apenas como espaço físico, mas como símbolo de dignidade, de respeito e humanidade. Parabenizo o Ministério Público pela iniciativa”, pontuou. 

Atendimento do Nuavv em Sobral 

O Nuavv – Sobral/Norte vai funcionar na Rua Coronel José Saboia, nº 513, bairro Centro, no mesmo prédio onde fica a Casa do Cidadão. O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 17h. A estrutura conta com recepção e salas para a equipe técnica e para os serviços de acolhimento e escuta especializada. O Núcleo atua para garantir a proteção integral das pessoas em situação de violência, acolhendo vítimas diretas e indiretas, em parceria com a rede de proteção. O atendimento à vítima inclui assistência à saúde, jurídica, psicológica, social, de segurança e, se necessário, a inserção em programas de proteção a testemunhas e vítimas de crimes.  

O núcleo descentralizado vai atender a população de Sobral e dos seguintes municípios: Acaraú, Alcântaras, Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Carnaubal, Chaval, Coreaú, Croatá, Cruz, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Tianguá, Ubajara, Uruoca, Varjota e Viçosa do Ceará.     

Presenças 

A solenidade de inauguração foi prestigiada pela subprocuradora-geral de Justiça de Administração do MP do Ceará, Juliana Cronemberger; pelo presidente da Câmara Municipal de Sobral, Francisco Linhares; pela juíza de Direito e diretora do Fórum da Comarca de Sobral, Joyce Fontenelle; e pela defensora pública, Bárbara Lima, representando a Defensoria Pública Geral. 

Confira aqui a galeria de fotos.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br