MP leva a Quixadá e Russas debate sobre direitos das pessoas com deficiência e fortalecimento de conselhos municipais


O Ministério Público do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania) e entidades parceiras, promoveu em 19 e 20 de agosto duas visitas regionais do projeto “Conselhos em Rede”, em Quixadá e Russas, respectivamente. As atividades reuniram promotores de Justiça, gestores municipais, representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias, parceiros institucionais e integrantes da sociedade civil.

As discussões possibilitaram o fortalecimento da política de implantação e de funcionamento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, alinhando esforços entre o MP, instituições parceiras, gestores e sociedade civil. As visitas integram o ciclo de encontros de 2025. “O objetivo é estimular a criação, o fortalecimento e a articulação em rede dos conselhos municipais, promovendo a defesa e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência em todo o estado do Ceará”, destacou a promotora de Justiça Camila Leitão, coordenadora do Caocidadania.

O Projeto Conselhos em Rede promove a cidadania, a inclusão social e a consolidação de políticas públicas participativas, assegurando que a voz da sociedade civil seja efetivamente considerada no debate e na efetivação de medidas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br