PGJ e corregedor nacional do MP discutem com governador do Ceará ações para garantir direitos de crianças e adolescentes e combater violência doméstica - MPCE

PGJ e corregedor nacional do MP discutem com governador do Ceará ações para garantir direitos de crianças e adolescentes e combater violência doméstica


O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias, participaram na manhã desta quinta-feira (04/09) de reunião com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O diálogo teve como foco dois temas prioritários: a violência doméstica e familiar, especialmente contra mulheres, e a proteção de crianças e adolescentes. O encontro faz parte da programação da Correição Ordinária Temática, realizada pela Corregedoria Nacional no MP do Ceará.

Haley Carvalho avaliou essa etapa da correição como essencial para “fortalecer o diálogo entre o MP e o Estado na construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população”. Ele destacou ainda que o trabalho conjunto e propositivo desenvolvido pela Corregedoria Nacional reforça a missão institucional do Ministério Público e contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva.

“Estamos aqui para construir soluções. O Ministério Público muitas vezes incomoda, mas pode ser um articulador para que o Executivo, mesmo diante de suas dificuldades, encaminhe respostas efetivas”, afirmou o corregedor nacional ao abrir a reunião. Na ocasião, ele destacou ainda a importância dos investimentos na Educação Infantil e da articulação institucional para garantir a ampliação do número de vagas em creches no estado.

“Nosso trabalho na Educação tem como meta alcançar a universalização das escolas em tempo integral e fortalecer a qualificação dos profissionais da área, fazendo assim diferença na vida das crianças e jovens cearenses”, afirmou Elmano de Freitas. O governador ressaltou ainda que o investimento em educação tem efeito direto na prevenção da violência. “Esse é um tema que temos levado às escolas, não apenas para combater, mas para prevenir esse tipo de violência por meio da informação e da formação cidadã. Para essas e outras ações, contamos com o Ministério Público como agente indutor de importantes iniciativas”, finalizou.

Também participaram da reunião a subprocuradora-geral de Justiça de Governança do MP do Ceará, Daniele Fontenele; a coordenadora de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional do Ministério Público, promotora de Justiça Karina Soares Rocha; e o membro auxiliar da Corregedoria Nacional, promotor de Justiça Luciano Oliveira Mattos de Souza, que atua como assessor especial de Relações Institucionais.

Acesse aqui a galeria de fotos.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br