Faça Aqui a sua busca

Operação do MP cumpre mandados de prisão contra empresários e servidor por suspeita de desvio de recursos públicos da Prefeitura de Russas

Logo do MPCE

O Ministério Público do Ceará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (10/10), a Operação “Resíduos” para apurar a suspeita de desvio de recursos públicos em contrato de limpeza urbana da Prefeitura de Russas. A 1ª Promotoria de Justiça da comarca investiga indícios de crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro supostamente praticados por empresários e um agente público.

Com apoio da Polícia Civil e da Polícia Federal, a ação teve o objetivo de cumprir três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais nas cidades de Russas, Fortaleza e Eusébio. Os alvos são o proprietário da empresa que presta serviços de limpeza pública em Russas, um contador e um servidor comissionado da Câmara de Vereadores de Russas. O empresário já foi preso, o contador ainda não foi localizado e o servidor comissionado está foragido.

A investigação do MP revelou indícios de esquema de lavagem de dinheiro para ocultar valores desviados dos cofres públicos por meio de transferências mensais entre empresas dos três investigados. Essa suspeita foi confirmada após deferimento judicial de quebra de sigilo bancário. As investigações da 1ª Promotoria de Justiça de Russas seguem em andamento e estão em sigilo.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br