O procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, participou, na manhã desta segunda-feira (26/01), da reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), que atua de forma coordenada com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante o encontro, que ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o PGJ assinou o termo de compromisso para construção de mais quatro novas unidades prisionais no Ceará. Durante a reunião, foram apresentados os índices de segurança pública do Estado, como os dados de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e de crimes violentos contra o patrimônio (CVP), bem como foram discutidas estratégias para o avanço na proteção da população cearense.
Em sua fala, o PGJ destacou a importância da soma de esforços por meio da atuação coordenada e sistêmica dos três Poderes. “O Ministério Público se coloca à disposição mais uma vez para fortalecer essa parceria institucional: Executivo, Legislativo, Judiciário e, em especial, as forças policiais. Nós trabalhamos para que esse trabalho seja construído sempre com esse diálogo respeitoso, independente, mas harmônico. Esse tipo de iniciativa é o que a sociedade precisa”, disse Herbet Santos.
Além do procurador-geral de Justiça, participaram da reunião o coordenador do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (GAESP), promotor Renato Magalhães, e o coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (NUSIT), promotor Benedito Magalhães.
Após o encontro do Coesi, os membros do MP acompanharam a entrega de 58 viaturas semiblindadas à Polícia Militar do Ceará (PMCE).