Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the photo-gallery domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress/wp-includes/functions.php on line 6121
MPCE recomenda que municípios de Chaval e Barroquinha garantam acesso de crianças de até 5 anos à creche e pré-escola   - MPCE
Faça Aqui a sua busca

MPCE recomenda que municípios de Chaval e Barroquinha garantam acesso de crianças de até 5 anos à creche e pré-escola  

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Chaval e Barroquinha, recomendou, nesta segunda-feira (26/09), que os dois municípios garantam a efetivação do acesso ao atendimento em creche e pré-escola às crianças de até 5 anos de idade, a fim de que se adequem à exigência constitucional e ao entendimento recente da Corte Constitucional. As recomendações, expedidas pelo promotor de Justiça Rodrigo Calzavara de Queiroz Ribeiro, baseiam-se em julgado do Supremo Tribunal Federal (STF) da quinta-feira passada (22/09), que decidiu assegurar atendimento em creche e pré-escola ao público em tela é dever do Estado de aplicação direta e imediata, sem necessidade de regulamentação pelo Congresso Nacional. 

No entendimento do Ministério Público, as recomendações promovem o constitucionalismo feminista, segundo o qual a oferta de creche e pré-escola é imprescindível para assegurar às mães segurança no exercício do direito ao trabalho e à família. A medida ocorre em razão da maior vulnerabilidade das trabalhadoras na relação de emprego, devido às dificuldades para a conciliação dos projetos de vida pessoal, familiar e laboral.  

O direito social tem correlação com os da liberdade e da igualdade de gênero, pois proporciona à mulher a possibilidade de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Ademais, o direito à educação básica não pode ser interpretado como discricionariedade, mas como obrigação estatal, imposta sem condicionantes, configurando omissão a falta da sua prestação.  

As recomendações têm como destinatários os secretários de Educação dos Municípios de Chaval e de Barroquinha. Nesse sentido, cabe aos gestores viabilizarem, de forma prioritária, o acesso à creche e pré-escola às crianças de até 5 anos de idade. A resposta sobre acatamento ou não das recomendações deve ser encaminhada ao MP no prazo de 10 dias. O não cumprimento da medida implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis à espécie. Devem ser informados sobre o procedimento administrativo a Vara da Infância e Juventude de Chaval e de Barroquinha, o Conselho Tutelar e a Câmara Municipal de Vereadores. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br