MPCE recomenda que município de Camocim torne públicas informações sobre marcação de consultas, exames e cirurgias  


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Camocim, recomendou nesta terça-feira (03/10) que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde adotem providências para tornar públicas as informações sobre consultas, exames e cirurgias, especialmente no que se refere às filas de espera para os procedimentos na rede municipal de saúde.  

Expedida pelo promotor de Justiça Rodrigo Calzavara, a recomendação orienta ainda que sejam apresentadas as ações realizadas em decorrência do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os dados sobre contratos, licitações, convênios, quantidade de procedimentos previstos e realizados, valores gastos e a serem recebidos, por especialidade e unidade do município, também devem ser informados e atualizados diariamente, no site oficial do município.  

A finalidade da recomendação é assegurar que os pacientes possam ter pleno conhecimento de sua posição nas filas de espera para a realização de procedimentos de saúde, de competência do município de Camocim. Além disso, também objetiva que o município entre em conformidade com as definições da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), quanto às filas de espera nas redes municipal e estadual, para garantir o acesso à informação e à ordenação dos usuários das filas de espera do SUS.  

A recomendação concede prazo de 20 dias para que a gestão de Camocim informe ao órgão ministerial acerca do cumprimento ou não da recomendação, sob pena de adoção de medidas judiciais cabíveis em caso de descumprimento injustificado. 
 
 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br