MPCE consegue na Justiça transferência de idosa de Jaguaribe para fazer tratamento de saúde adequado em Fortaleza 


Após a Justiça deferir liminar, a pedido Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a idosa M.N.P, que tem 93 anos e mora em Jaguaribe, foi transferida, na última quinta-feira (14/03), para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza, para fazer tratamento para Hemorragia Digestiva Alta (HDA). A paciente estava internada no Hospital Municipal de Jaguaribe com sintomas como dor abdominal e sangramento gastrointestinal, mas a unidade de saúde não apresentava o suporte necessário para realizar o tratamento de forma apropriada. 

Após a hospitalização, o nome da paciente foi incluído na fila de espera da Central de Regulação do Estado do Ceará no dia 4 de março. Dois dias depois, o promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Jaguaribe, David Dias de Castro Machado, ingressou com Ação Civil Pública com pedido de Tutela de Urgência requerendo o acolhimento de M.N.P em uma unidade hospitalar que pudesse fornecer o tratamento adequado. A medida foi tomada após a filha da idosa recorrer ao Ministério Público e solicitar a intervenção do órgão. 

No entanto, diante do agravamento do estado clínico de M.N.P nos dias seguintes, o promotor de Justiça David Dias de Castro Machado se manifestou novamente perante a Justiça na última segunda-feira (11/03), destacando a piora do quadro da paciente e a necessidade de transferência o mais rápido possível. Na terça-feira (12/03), a Justiça acatou o pedido e determinou que o Governo do Estado do Ceará providenciasse, em até 48 horas, a transferência da paciente.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br