O projeto Ouvidoria na Praça do Ministério Público do Estado do Ceará atendeu, na manhã desta terça-feira (21/01), moradores do bairro Cidade dos Funcionários na praça da Igreja da Glória, em Fortaleza. A van da Ouvidoria-Geral levou orientações e recebeu demandas direcionadas ao MP do Ceará, enquanto a equipe do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) realizou renegociações de dívidas e orientações a consumidores. Já o Núcleo de Gênero Pró-Mulher (Nuprom) realizou trabalho educativo no combate à violência contra a mulher.
O assessor jurídico da Ouvidoria do MP do Ceará, promotor de Justiça Luciano Tonet, reforçou a proximidade do Ministério Público com a população. “Com as orientações, as pessoas começam a entender o seu papel como cidadão, além de aprender como o MP atua na defesa de seus direitos.”
A coordenadora do Nuprom, promotora de Justiça Lívia Rodrigues, salientou a importância de educar a sociedade na defesa da mulher em situação de violência. “Hoje viemos dar em foco do projeto Eu Respeito o Não, que busca capacitar os profissionais dos estabelecimentos comerciais para identificar as situações de constrangimento ou de violência contra as mulheres, e assim, acolher aquela mulher e encaminhar para a rede de atendimento”, explicou.
Dentre os moradores que buscaram orientações do MP, esteve o professor Henrique Soares que procurou a van do Decon para renegociar uma dívida. “O rapaz do atendimento me explicou sobre como devo proceder e qual instituição devo procurar para resolver o problema. Foi esclarecedor”. Já a analista financeira Elohisa Helena buscou orientação na van da Ouvidoria sobre um erro na cópia da certidão de separação de casamento. “Fui orientada a entrar em contato com o cartório para solicitar uma nova via da certidão e assim tirar a 2° via do RG.”, comentou.
Os moradores contaram ainda com os serviços de emissão de RG, CPF e certidão de antecedentes criminais, realizados pelo Caminhão do Cidadão, da Secretaria Estadual de Proteção Social. Também estiveram presentes a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que ofereceu aferição de pressão arterial, teste de glicemia e aplicação de vacinas, além de cuidados de saúde à população em situação de rua, com o Consultório na Rua. O Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) esteve na edição e ofertou cortes de cabelos masculinos e femininos.