MP do Ceará orienta que Prefeitura de Acopiara anule seleção para professores por ilegalidade no edital


O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou, nessa segunda-feira (17/02), que a Prefeitura de Acopiara anule processo seletivo simplificado para contratar, em caráter de urgência, professores temporários da educação infantil e ensino fundamental. A recomendação da 1ª Promotoria de Justiça de Acopiara foi expedida após serem constatadas ilegalidades no Edital 001/2025, publicado no último dia 10 de fevereiro.

Entre as irregularidades, destacam-se: inexistência de comprovação de ampla publicidade do edital, o qual foi divulgado apenas no site da Prefeitura; prazo irrisório para inscrições presenciais (apenas dois dias) e interposição de recurso presencial (apenas um dia); ausência de prova objetiva; e realização de entrevista, etapa subjetiva que possibilita à Administração fazer escolhas de pessoas, podendo prejudicar o interesse público e violar princípios de impessoalidade e igualdade.

Além da anulação do edital, o MP pede que a Prefeitura se abstenha de fazer qualquer processo seletivo que possa violar a recomendação. Além disso, o Ministério Público orienta que futuros editais de processos seletivos sejam reformulados para obedecer às previsões legais e respeitar critérios objetivos e prazos razoáveis entre as etapas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br