MP do Ceará recomenda que prefeito e secretários municipais de Jaguaruana retirem postagens com autopromoção das redes sociais oficiais 


O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou que o prefeito e secretários municipais de Jaguaruana interrompam, de imediato, autopromoção em postagens divulgação de obras, bens e serviços públicos nas redes sociais oficiais do Município. A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Vinicius Barreto, adverte sobre o risco de os gestores serem responsabilizados por ato de improbidade administrativa e orienta para que todos os “posts” em desacordo com a legislação sejam retirados das redes sociais e/ou desvinculados dos perfis oficiais.

O MP orienta que a desvinculação e a retirada das mensagens sejam feitas de maneira imediata, especialmente no Instagram. Isso porque a publicação de maneira associada configura autopromoção pessoal a partir da divulgação de investimentos, bens, obras e serviços públicos. O documento foi encaminhado ao procurador-geral do município, ao prefeito e aos secretários municipais. Os citados têm prazo de 15 dias para informar as providências adotadas. Além disso, a recomendação foi divulgada em rádios locais, na Câmara Municipal de Vereadores e nos órgãos de imprensa da região para garantir ampla publicidade.

De acordo com a legislação, a propaganda autopromocional pode constituir abuso do poder político. Além disso, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação, conforme estabelece o artigo 37, parágrafo 1º, da Constituição Federal. Os informes não devem constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br