O Ministério Público do Ceará vai promover, nesta quarta-feira (1º/10), uma audiência pública para debater a demora nas filas de espera por cirurgia de plexo braquial (região do pescoço, ombros, braços e mãos) e nervo periférico (fora do cérebro e da medula espinhal) na rede pública estadual. A audiência começará às 9h, no Plenário dos Órgãos Colegiados, na Procuradoria Geral de Justiça, na capital, e será conduzida pela promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, atuante na defesa da saúde pública. O evento contará com transmissão ao vivo pelo Youtube do MP do Ceará.
A audiência vai discutir a problemática da fila reprimida decorrente da oferta insuficiente dessas cirurgias na rede pública de saúde, bem como deliberar sobre a adoção de medidas céleres e eficazes para a ampliação e regionalização desses procedimentos, com foco na assistência aos pacientes. Destaca-se que, segundo parâmetros médicos, o procedimento deve ser realizado preferencialmente em até seis meses após a lesão, sob pena de prejuízos muitas vezes irreversíveis, como perda permanente de força, mobilidade e sensibilidade, com impacto direto na capacidade funcional e na qualidade de vida dos pacientes. A estimativa é que, no estado, sejam realizadas de uma a três cirurgias por semana, número que não atende ao grande volume de pacientes que ingressam semanalmente na fila de espera, o que contribui para o agravamento da situação e compromete o prognóstico clínico dos usuários.
Foram notificados a participarem o neurocirurgião Flávio Leitão, o superintendente do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), além de representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) que, durante a audiência, deverão informar a atual quantidade de pacientes inseridos nas filas de espera, com a indicação da data de ingresso de cada paciente e o município de origem, bem como o quantitativo de cirurgias efetivamente realizadas em 2023, 2024 e até setembro de 2025, com especificação mensal.
SERVIÇO
Audiência pública:
Filas de espera para cirurgias de plexo braquial e nervo periférico na rede pública estadual
Data: 1º de outubro (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Plenário dos Órgãos Colegiados, na Procuradoria Geral de Justiça (Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba – Fortaleza)