Após denúncia do MP do Ceará, Justiça condena homem por furto em petshop e morte de buldogue francês em Fortaleza


O Juízo da 18ª Vara Criminal de Fortaleza acolheu pedido do Ministério Público do Estado do Ceará e condenou, no dia 27 de novembro, Kalleby de Sousa Meneses pelo furto de mercadorias e equipamentos de um petshop no bairro Cocó, na capital. O fato ocorreu na madrugada de 8 de janeiro de 2024 e, na ocasião, o réu também subtraiu Bryan, um buldogue francês que estava hospedado no local. O cão foi encontrado morto na noite seguinte no bairro Papicu.  

O caso envolve duas denúncias, uma por furto e outra por crime ambiental conexo (maus tratos ao animal). De acordo com a denúncia aditada pelo promotor de Justiça Marcus Amorim, Kalleby de Sousa Menezes invadiu o petshop durante a madrugada e levou vários itens do estabelecimento, além do cão Bryan. Foram furtados uma máquina de tosa, um aparelho celular, um kit de tesouras e diversas coleiras. Câmeras de segurança registraram toda a ação e possibilitaram a identificação do autor dos crimes. Depois de passar o dia tentando vender o buldogue, o réu deixou o animal no galpão de uma oficina mecânica abandonada na Avenida Engenheiro Santana Júnior. 

No dia seguinte, Bryan foi encontrado amarrado e sem vida. Os bens subtraídos não foram recuperados. O animal tinha três anos e sete meses e estava hospedado no petshop há 15 dias, com outros cachorros. O desaparecimento do animal foi registrado em Boletim de Ocorrência e divulgado nas redes sociais.  

 
Na sentença, o réu foi condenado pelos crimes de furto qualificado pelo arrombamento e de maus tratos a cão com resultado morte. A pena aplicada foi de cinco anos, cinco meses e vinte dias de reclusão, em regime semiaberto, além de multa. Além disso, Kalleby de Sousa Menezes terá de pagar o equivalente a dois salários mínimos aos tutores de Bryan, como indenização por danos morais. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br