O Ministério Público do Estado Do Ceará, por meio do Programa Vidas Preservadas, apresenta Nota Pública diante dos fatos a seguir descritos:
1. O Programa Vidas Preservadas tem como objetivo promover, em parceria com órgãos públicos, entidades privadas e organizações não governamentais, uma abordagem intersetorial da prevenção, da intervenção e da pósvenção do fenômeno suicídio, de modo a fomentar o debate, sensibilizar e fortalecer políticas públicas para a promoção da saúde, capacitar agentes e para o surgimento de estratégias de cuidado integral da população na perspectiva do trabalho em rede.
2. A pandemia trouxe maiores desafios para todos, notadamente no que concerne à saúde mental, estando o segmento de adolescentes e jovens entre os mais sensíveis.
3. O adoecimento mental, contudo, traz preocupações que vão além dos casos que chegam ao ápice do suicídio, até porque impactam diretamente nas estatísticas dos mais variados atos de violência e de violação de direitos existentes em nossa sociedade.
4. Recentemente, a sociedade acompanhou mensagens que passaram a circular nas mídias sociais apontando para um convite entre alunos de escolas privadas em Fortaleza, cujo teor atenta contra a dignidade da pessoa humana, a vida e o bem-estar social.
5. O Ministério Público do Estado do Ceará imediatamente adotou as providências, solicitando inclusive informações sobre as estratégias que as escolas irão adotar diante da disseminação da informação referida, desde o monitoramento do alunado, notadamente daqueles que se encontram na faixa de maior sensibilidade para o tema, bem como a realização de campanhas universais e específicas, além da capacitação contínua do seu corpo funcional.
6. Ainda que as mensagens possam não ter sido produzidas por pessoas vinculadas às escolas, ainda que os nomes e logotipos das escolas possam ter sido utilizados de forma indevida e, mesmo, ilícita, é de suma importância a união das escolas com as demais entidades públicas e privadas, além dos pais e alunos, na busca e implementação de ações para a preservação da paz social. Ressaltamos a importância do não compartilhamento de postagem e replicação de conteúdos que incitam o suicídio.
7. O Programa Vidas Preservadas, diante da gama de ações, parceiros e recursos, reitera junto às escolas, e a toda a sociedade, a disponibilidade de ações conjuntas e de capacitações, núcleo maior da sua missão em prol da vida e do bem-estar.
Ministério Público do Estado do Ceará
19 de novembro de 2021
…
Contatos:
Programa Vidas Preservadas – MPCE
Site: http://www.mpce.mp.br/projetos/vidas-preservadas/conheca-vidas-preservadas/onde-buscar-ajuda/
Ouvidoria Geral do Ministério Público do Estado do Ceará
Endereço: Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba, Fortaleza/CE, CEP 60.822-325
Telefone: 127 / 0800.2811553 / (85) 3253.1553 / (85) 3452.1562
E-mail: ouvidoria@mpce.mp.br
Website: http://www.mpce.mp.br/cadastro/faleouvidoria.asp
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Manifestações on-line: http://www.mpce.mp.br/institucional/ouvidoria-geral/manifestacoes-online/
Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania – CAOCIDADANIA
E-mail: caocidadania@mpce.mp.br
Fone: 3252-6352
Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude – CAOPIJ
E-mail: caopij@mpce.mp.br
Telefone e WhatsApp: (85) 98895-5061 / 3472-1260 / 3452-4538
Centro de Apoio Operacional da Educação – CAOEDUC
E-mail: caoeduc@mpce.mp.br
Telefone e WhatsApp: (85) 98895-5061
Centro de Apoio Operacional da Saúde – CAOSAÚDE
E-mail: caosaude@mpce.mp.br
Telefone e WhatsApp: (85) 98685-9580
Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – CAOMACE
E-mail: caomace@mpce.mp.br
Fone: 3452 4513
Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública – CAOCRIM
E-mail: caocrim@mpce.mp.br
Fone: 3452-3716 / 3101-7651
Endereço: Av. Antônio Sales, 1740
Bairro: Dionísio Torres – CEP: 60.135-101
Fortaleza/CE