O Ministério Público do Ceará, por meio do Programa Vidas Preservadas, realizou nesta quinta-feira (27/11) a entrega do troféu Laços de Vida a seis municípios cearenses pelas práticas municipais dedicadas à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. A premiação ocorreu durante o evento “Diálogos que Conectam: Encontro Estadual dos Programas Previne e Vidas Preservadas”, realizado em Fortaleza. No evento, houve ainda o reconhecimento do “Programa Previne – Violência nas Escolas, Não!” ao trabalho das comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes.
A procuradora de Justiça e coordenadora Auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), Isabel Pôrto, representando o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, destacou que o momento foi “especial e particular por proporcionar uma construção coletiva. Estamos nesta manhã prestando uma homenagem particular aos municípios que aderiram aos programas do MP do Ceará e que procuraram implementar políticas públicas adequadas às suas realidades e particularidades”, frisou.
As cidades homenageadas com o Troféu Laços de Vida foram: Solonópole e Quixeré (categoria pequeno porte I); Senador Pompeu, Nova Russas e Guaraciaba do Norte (categoria pequeno porte II); e Boa Viagem (categoria médio porte). A premiação foi baseada nas informações fornecidas pelos municípios, por meio de formulário descrevendo atividades realizadas durante o período de maio de 2024 a junho de 2025.
Já o programa Previne certificou mais de 120 municípios, que incentivaram a criação de comissões de proteção e prevenção à violência contra a criança e adolescente em todas as escolas públicas e privadas do estado. A procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), Elizabeth Almeida, ressaltou que “o resultado alcançado pelo Programa Previne vai além de metas e relatórios. É um compromisso de proteger a adolescência”. A procuradora anunciou ainda o Previne Digital. “Com a novidade vamos reunir, organizar e facilitar o acesso às informações de cada município. Será um salto significativo a essa política pública de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes” pontuou.
A solenidade contou ainda com o lançamento da “Cartilha Posvenção do Suícidio na Escola: um Guia de Acolhimento e Cuidado”. O documento está acessível na página mpce.mp.br. Clique aqui : https://mpce.mp.br/wp-content/uploads/2025/11/Cartilha-de-posvencao-ao-suicidio-2025-final.pdf
A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), Karine Leopércio, agradeceu todos os parceiros que fazem o programa Vidas Preservadas. “Um grande movimento de profissionais que se preocupam em promover o bem-viver”, concluiu.
Programação
Uma palestra com o tema “Diaólogos que conectam” foi ministrada pela Professora Mestre da Universidade de Fortaleza, Especialista em Comunicação Não Violenta, Rachel de Mesquita Rodrigues. Também foi realizada uma pausa ergonômica dedicada ao cuidado com o corpo. O momento foi conduzido pelo profissional de Educação Física Antônio Gillian, do município de Itapajé.
Participaram do evento membros, servidores e colaboradores do Ministério Público do Ceará; articuladores municipais dos Programas Previne e Vidas Preservadas; representantes das Escolas de Livre Iniciativa; representantes da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc); representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e Assistência Social; membros das Comissões Regionais das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES); Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFORs), e a todos que prestigiam este evento.
O evento foi uma realização do Ministério Público do Ceará, por intermédio do Caoeduc, do Caosaúde, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (SINEPE).